Tráfego Pago para Médicos: Como usar essa forma de divulgação online do jeito certo

Usar de forma estratégica o tráfego pago para médicos, é uma maneira inteligente de direcionar a presença online assertivamente afim de atrair novos pacientes para o consultório/clínica. 

Se você é profissional da saúde e deseja aumentar os resultados financeiros com sua prestação de serviços, precisa saber que a presença digital direcionada é a forma mais rápida de conseguir essa alavancagem. 

Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem ser usadas para divulgar seu negócio, e é ali na internet onde estão todos os tipos de público, inclusive aqueles que precisam/desejam contratar seus serviços. 

As campanhas de marketing convencional não surtem mais o mesmo efeito de 10-20 anos atrás, pois agora as pessoas podem facilmente conseguir informações sobre tudo, apenas pesquisando pelo celular. 

Quem aparece no resultado das pesquisas acaba sendo contatado por essas pessoas, e muitas vezes se torna o médico delas, apenas porque investiram acertadamente na divulgação online. 

Ou seja, quem está na internet tem mais chance de atrair pacientes qualificados para seu negócio.

O que é trafego pago?

Tráfego Pago para Médicos: Como usar essa forma de divulgação online do jeito certo
Imagem: Freepik

Se você utiliza a internet para fazer pesquisas, já deve ter visto tanto no Google, como nas principais redes sociais, alguns anúncios que surgem no meio do feed normal de conteúdo. 

Essas peças de marketing aparecem com a tag “patrocinado”, para diferenciar esse conteúdo pago do conteúdo orgânico normal das outras postagens e interações. 

O tráfego pago é aquele número de pessoas que chegam até o seu negócio/oferta porque clicaram em um anúncio que você pagou para aparecer no Google e/ou nas redes sociais. 

Ou seja, é um conteúdo que será mostrado para um número potencial de pessoas, que estão interessadas na sua especialidade e nos seus serviços. 

Uma grande ferramenta que esses anúncios disponibilizam é justamente poder direcionar para o público que você deseja, através de uma ação chamada “segmentação de público”. 

Quando o seu anúncio aparece apenas para quem tem mesmo interesse na contratação dos seus serviços, os resultados financeiros aumentam significativamente em pouco tempo.

Como usar o tráfego para médicos?

Agora que você entendeu que a propaganda paga é mais efetiva e muito mais rápida nos resultados, veja alguns pontos fundamentais para ter sucesso com esse tipo de marketing:

1. Plataformas de anúncio

Existem muitas plataformas onde você pode anunciar seus serviços, como o Google, e todas as redes sociais. 

Por isso é importante escolher em qual, ou quais, está mais concentrado o público que você deseja atingir. 

Via de regra, anunciar no Google Ads pode ser a melhor primeira opção, pois o Google é o mecanismo de buscas mais utilizado pelos brasileiros, ou seja, seu público com certeza pesquisa sobre sua especialidade ali. 

Por outro lado, as pessoas também usam bastante as redes sociais, e pode ser interessante ter uma campanha de anúncios dentro do Instagram, ou de Facebook, por exemplo. 

2. Definição do público-alvo

Depois de decidir em qual plataforma você irá anunciar, é hora de definir o público para quem será mostrado seu anúncio. 

A partir de uma definição da persona do seu negócio, aponte dentro da segmentação de público, as características das pessoas que você deseja alcançar. 

Se você atende em um consultório fixo, poderá limitar esses anúncios apenas para as pessoas que estão próximas do seu local, ou um raio de alguns quilômetros desse endereço. 

Com o público segmentado você não corre risco do anúncio aparecer para pessoas que não tem interesse em contratar seus serviços, otimizando muito o valor investido na campanha.

Leia também:

Público alvo e personas: O que é e como aplicá-los na área da saúde

3. Análise de resultados

Quando falamos de tráfego pago para médicos é primordial analisar os resultados que seus anúncios tiveram, e cada plataforma possui os relatórios para isso. 

A partir dessa análise, e das pessoas que chegaram até você por causa dessa campanha, saberá se esse modelo de anúncio está bom, ou se precisa melhorar/mudar alguma coisa.

4. Regras de publicidade

O CFM (Conselho Federal de Medicina) possui regras específicas para publicidade médica, e é importante (e fundamental) seguir essas regras para não ter problemas com restrição da sua atuação. 

Não colocar valores, não se comparar com outros profissionais, não supervalorizar equipamentos do seu consultório/clínica, são algumas dessas restrições. 

Leia o documento completo com essas regras, para não correr riscos desnecessários quando utilizar a publicidade médica.

5. Aposte no seu diferencial

Todo profissional precisa encontrar quais são seus potenciais diferenciais quando comparado com a concorrência mais próxima. 

Achar essas diferenças positivas e usá-las nas campanhas de marketing é uma forma de otimizar os anúncios e ter um resultado ainda mais expressivo.

Conclusão

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em utilizar o marketing digital para alavancar seus negócios como profissional de saúde. 

Saiba que a internet é o local onde seu público passa todos os dias, e por isso criar uma presença digital forte é o primeiro passo para atrair as pessoas certas para sua prestação de serviços. 
A utilização de ferramentas de tráfego pago para médicos é uma forma rápida e assertiva de falar apenas com as pessoas que podem se tornar pacientes potenciais do seu consultório/clínica.

Picture of Deia Dariva

Deia Dariva

Estrategista de conteúdo e especialista em marketing médico

Compartilhe

Deixe um comentário

Veja mais conteúdo

© 2023 Deia Dariva | todos os direitos reservados