Redes sociais para médicos: 8 Dicas para criar presença online forte e atraente

As redes sociais para os médicos são ferramentas imprescindíveis para se conectar com seus pacientes, pois é uma forma assertiva para atrair pessoas que possam estar realmente interessadas no conteúdo produzido. 

Diferente de outros profissionais que podem utilizar a internet de uma forma mais abrangente e livre, os médicos precisam obedecer aos critérios de publicidade médica estabelecidos pela Resolução 1974/11 do CFM. 

O documento elenca os itens principais que devem ser observados por todos os profissionais na hora de fazer divulgação de seus serviços, seja no modo digital, como também no modo físico. 

Via de regra, TODA publicação profissional precisa conter o nome do médico, o número do registro CRM, e o número do RQE em caso de especialista. 

Partindo disso, para divulgar nas redes sociais e ter relevância perante o público, o conteúdo deve se basear em informações educativas, sempre respeitando a regulamentação. 

Fazendo isso o médico estará ajudando a limpar a internet das informações genéricas que não são criadas por profissionais, e também atraindo público (que pode se tornar paciente), para seus serviços.

Por que médicos devem apostar na divulgação nas redes sociais?

Rede social para médicos

Atualmente, é possível ficar online 24 horas por dia, e esse acesso fácil à internet faz as pessoas procurarem o Google quando precisam saber sobre algum assunto de saúde. 

Na maioria das vezes a busca é por sintomas de doenças e também formas de tratamento, tudo para resolver um problema súbito, ou ainda para adiar justamente a visita a um profissional. 

Por causa desse acesso constante e significativo que os médicos devem e precisam estar presentes nas redes sociais, que é o lugar onde TODOS os públicos estão. 

Com certeza, existem milhares de pessoas agora mesmo que são seus pacientes potenciais, e você precisa aparecer para eles. 

8 dicas para médicos usarem as redes sociais e criar uma presença digital forte e atraente

Redes sociais para médicos: 8 Dicas para criar presença digital forte e atraente - Deia Dariva

Agora que você entendeu a importância do marketing digital e das redes sociais para divulgação dos serviços, veja abaixo 8 dicas para fazer isso do jeito certo:

1. Definição clara do posicionamento

A primeira instrução para qualquer estratégia de marketing é definir qual será o posicionamento perante o público, ou seja, como você quer que sua marca seja percebida pelas pessoas. 

É aqui que muitos médicos acabam se tornando influenciadores digitais com milhares de seguidores enquanto outros não conseguem se destacar com seu conteúdo, sendo apenas mais um na multidão. 

Criar um conteúdo diferenciado e único é um forma de se posicionar mais facilmente, e sua marca pode se destacar dos concorrentes e conquistar a preferência dos pacientes.

2. Conheça os interesses do público

Saber o que as pessoas querem ler/ouvir quando estão nas redes sociais, é fundamental para criar conteúdos que serão apreciados e atrairão cada vez mais pessoas. 

Uma forma de saber o que o público quer é entrar nos perfis de outros profissionais e observar quais são os conteúdos mais comentados, e também quais são as perguntas que as pessoas fazem nessas postagens. 

Criar conteúdos baseados nessas perguntas é uma maneira de atender uma demanda que já existe, já que as pessoas perguntaram sobre os assuntos. 

Leia também:

3. Não seja óbvio nos conteúdos

Grande parte dos conteúdos médicos que existem na internet são óbvios e apenas uma releitura de tudo que já existe. 

Como falei na primeira dica, é preciso se diferenciar do que já está publicado, pois assim ficará mais fácil criar relevância para suas postagens. 

Como fazer para evitar esse tipo de conteúdo genérico? 

A melhor resposta para essa pergunta é que você lance mão de uma estratégia personalizada, com conteúdo sob a sua visão profissional e oriente meticulosamente os profissionais de marketing que criarão o conteúdo para você. 

Se baseie nas informações que já existem e crie conteúdo que seja ainda mais relevante, ou pelo menos, mais atrativo.

Leia também:

4. Interaja com seus seguidores 

O grande ponto na utilização das redes sociais para médicos é justamente atrair mais pessoas que podem ser pacientes potenciais, mas também ajudar o público em geral com informações relevantes. 

Dessa maneira é fundamental interagir com as pessoas que comentam nos seus perfis nas redes sociais. 

Responder perguntas (cuidado para não infringir as regras da Resolução CFM 1974/11), explicar melhor algum conteúdo que foi postado e fazer enquetes são maneiras de estar em contato com o público.

Outro benefício dessa interação é o aumento do alcance da postagem, já que os robôs das redes sociais dão mais relevância para conteúdos que possuam mais interação (curtidas, comentários e compartilhamentos).

Ou seja, quanto mais sua postagem recebe atenção ela é mostrada para mais pessoas, inclusive aquelas que ainda não estão seguindo seu perfil.

5. Mantenha as informações atualizadas

Não tem nada mais terrível do que entrar em um blog, ou em uma rede social onde o conteúdo já está vencido, ou foi feito há muito tempo.

É importante ter um calendário de postagens, e criar conteúdos sempre atuais, ou então aqueles chamados “evergreen” que são as informações que nunca mudam e por isso, são sempre atuais.  
Crie uma pauta de conteúdo sobre tudo que é permitido falar, e a partir dessa lista, vá criando as informações para postar nas redes sociais para médicos.

6. Respeite as regras de publicidade médica

Conforme já foi falado anteriormente, existe a resolução CFM 1974/11 com todas as regras que devem ser seguidas pelos médicos quando utilizam os meios de divulgação de serviços tanto digitais quanto físicos. 

Obedecer a essa regulamentação é fundamental para não ser punido pelo conselho, com o risco de até ter a licença profissional suspensa.

7. Crie campanhas de anúncios para alcançar novas pessoas

Fazer campanhas de anúncios pagos é uma ótima maneira de fugir do baixo alcance orgânico que existe nas redes sociais. 

O Facebook mostra as postagens para apenas 1% do público que segue o perfil (alcance orgânico). 

Porém, quando se trata de anúncios pagos, o alcance é infinitamente maior, e ainda tem a possibilidade de definir para quem esse anúncio vai aparecer. 

Investir algum dinheiro em ferramentas Ads é uma forma de aparecer mais para as pessoas e atrair mais pacientes pagantes.

Leia também:

8. Analise os resultados

Toda estratégia de marketing precisa ser analisada para ver se está mesmo dando resultados. 

E, pelos resultados você descobre se as metas que foram definidas anteriormente, foram atingidas, seja aumento de pacientes efetivos, ou fortalecimento do nome do profissional, ou da marca, perante o público. 

A partir dessa análise é possível saber se a estratégia pode continuar como está, ou se precisará de alterações para alcançar o resultado que se deseja.

Ei doc! Espero que esse artigo falando sobre o uso correto das redes sociais para médicos ajude você a ter presença digital efetiva e de muito sucesso!

E se você precisar de estrategista de redes sociais para aumentar sua visibilidade no digital e se conectar melhor com seus pacientes, basta clicar neste link e falar diretamente comigo.

Picture of Deia Dariva

Deia Dariva

Estrategista de conteúdo e especialista em marketing médico

Compartilhe

Deixe um comentário

Veja mais conteúdo

© 2023 Deia Dariva | todos os direitos reservados