Resolvi falar sobre alguns pensamentos que te impedem de vender no digital.
Sabe por quê?
Porque eu já passei por eles. Mas na ocasião alguém me ajudou a superá-los e estou aqui para propor algumas soluções.
Aproveitando, siga meu perfil no Instagram, clique aqui
Já parou para pensar que existem pensamentos que nos paralisam? Não é diferente no marketing digital.
Quem nunca se pegou dizendo: ah, mas rede social não é para meu negócio, ou ainda, fulana vende bem no Instagram porque não é tímida, fala muito e é descolada.
Estamos sempre “arrumando” uma desculpa para nos convencer que não damos conta de algo, tipo, seu não fizer nada, não tem como dar errado.
Contudo, se você não fizer nada, não terá resultado nenhum.
Eu quero te dizer que não tem mais como ficar de fora das novas mídias, as redes sociais. Não que elas sejam nossa única opção (por favor tenha um site), mas elas fazem parte de um conjunto de ferramentas essenciais ao nosso negócio.
Se você não usar o poder delas a favor do seu negócio, saiba que seu concorrente irá fazê-lo. Aliás, ele já faz.
Então pare de fazer beiço e comece já a divulgar sua marca para o mundo.
A seguir alguns pensamentos que te impedem de vender no digital.
1.Não gosto de me expor.
Pense que a sua “exposição” te trará crescimento profissional, seguidores, você pode virar referência na sua área de atuação, além é claro de dinheiro.
Afinal, qualquer negócio precisa de retorno financeiro, seja uma loja de roupas, um consultório médico ou uma editora de livros.
2.Não quero parecer blogueira, as pessoas vão me julgar, eu tenho vergonha…
Ei? Julgamentos, vergonha e qualquer outro preconceito não pagam seus boletos. Blogueiras trabalham pelo mesmo motivo que você, dinheiro.
As pessoas vão te julgar de qualquer jeito, se você fizer, se não fizer. Não deixe que o medo te paralise. Lembre-se do ditado, um tanto cringe, digamos assim, mas ainda muito atual: vergonha não paga contas.
Se joga e deixe que falem, que pensem… Em breve essas mesmas pessoas vão te pedir dicas.
Até aqui, já identificou algum pensamento que te assola? Tem mais…
3.Não tenho tempo de ficar postando.
Hoje já temos profissionais que cuidam dessa parte para você. Um Social Media, te garanto, fará toda diferença no seu negócio digital.
Não que você não precisará dar o seu 50%, mas ele vai organizar suas postagens por linhas editoriais, vai programar os dias de postagens em cada plataforma e produzir conteúdo relevante para sua audiência.
Contudo, sempre digo que tempo é uma questão de prioridade. Como qualquer coisa nesta vida, pra ter resultado é preciso dedicação.
4.Na minha área não pode fazer propaganda. Eu atendo profissionais da área da saúde e nunca tive problemas com qualquer Conselho profissional. Porque produzo conteúdo relevante e informativo.
Não é sobre “panfletar” seu feed com propaganda, é sobre conteúdo que vai ajudar a resolver a dor da sua audiência.
Não importa a área de atuação, a maneira mais eficaz para trazer clientes das redes sociais é através de conteúdo relevante e nisso você não só pode como deve investir.
Esta última é a que mais ouço!
5.Não entendo nada de marketing.
Sim meu bem, você não estudou pra isso. Na sua formação na escola também não te ensinaram sobre empreender na internet.
Mas, para empreender precisa de clientes e para ter clientes precisa investir em marketing. Sim, marketing digital é uma das prioridades de qualquer empresa hoje em dia. Este investimento certamente trará retorno, não só financeiro, mas outros como disse no começo deste artigo.
Agora, nada disso terá sentido se você não tiver uma estratégia de conteúdo. Paras ter constância de postagens, saber os assuntos das linhas editoriais, saber para quem está falando e o objetivo que quer atingir.
Eu desenho a estratégia para seu negócio e entrego um calendário com 6 meses de conteúdo. Assim, nunca mais você precisará parar o que está fazendo e pensar: O QUE VOU POSTAR HOJE?
Leia também: estratégia de marketing para profissionais da saúde