Aprender como fazer marketing para dentistas de forma correta fará com que você se destaque no mercado como referência, e com isso atrairá muito mais pacientes.
Nos dias de hoje quem não possui presença digital está fadado a ser engolido pela concorrência, e isso ocorre em qualquer setor de negócio, incluindo o de saúde.
Com a possibilidade de fazer pesquisas utilizando o celular, todas as pessoas que precisam saber sobre um produto, ou serviço, procuram primeiro nos mecanismos de busca, como o Google.
E, se a sua concorrência tem presença digital e você não, acaba que eles aparecem nos resultados, enquanto que o seu consultório/clínica acabará ficando para trás, até fechar as portas.
Isso pode parecer um tanto drástico, mas é a realidade do processo de compra hoje, seja para adquirir um par de sapatos, ou para contratar um novo dentista.
É importante salientar que os dentistas precisam seguir as regras do Código de Ética Odontológica, ou podem até perder o registro profissional.
5 estratégias de marketing para dentistas que você precisa começar praticar agora para se destacar no mercado

Veja abaixo 5 práticas de marketing digital para dentistas que vão alavancar seu negócio:
1. Entenda a jornada do paciente
Lembra que lá em cima falei sobre as pessoas pesquisarem na internet quando precisam adquirir um novo produto, ou serviço, e que isso vale principalmente para os profissionais de saúde?
Então, elas identificam uma necessidade (geralmente uma dor de dente, ou o desejo de fazer uma limpeza e profilaxia).
A partir dessa necessidade vem a busca por um profissional, e é aqui que aparecer na frente nesse resultado de buscas, fará você atrair mais pacientes que sua concorrência.
Seja no Google, ou nas redes sociais, a presença digital bem construída fará seu nome e especialidade ficar na mente das pessoas, e é só isso que interessa para atrair novos pacientes.
Leia também: Jornada do paciente no digital: O que é e suas 4 etapas fundamentais
2. Crie um posicionamento único
Existem dezenas de dentistas na internet, e ainda mais agora com o marketing digital, alguns estão criando canais no Youtube, perfis no Instagram, e todos procuram aparecer mais para o público em geral.
É aqui que aquele profissional que se posicionar de forma diferenciada acabará aparecendo mais e atraindo mais pessoas.
Se você tem especialidade em alguma área é hora de marcar isso na cabeça do público, e mesmo que seja um clínico geral, adotar uma forma de se comunicar que seja sua “cara” é primordial para criar empatia.
Muitos profissionais acreditam que marketing para dentistas é ficar postando fotos de procedimentos nas redes sociais, mas isso está errado, além de ser vetado pelo Código de Ética Odontológico.
O posicionamento digital é a forma como você aparece para o público, e é a partir desse perfil que as pessoas vão te procurar para serem atendidas.
3. Defina a personalidade da marca
Seja você um profissional solo, ou dono de uma clínica especializada é preciso ter bem definido qual é a personalidade da sua marca/nome.
Se nas postagens das redes sociais você usa uma linguagem mais coloquial para falar com o público, quando essas pessoas te conhecerem pessoalmente quererão ver esse profissional.
Cada dentista tem sua própria linguagem, sua forma de atendimento, e isso precisa ser consistente em todo processo de contato com o paciente, desde a hora que ele achou seu nome no Google, até a hora que sai satisfeito do seu consultório depois do atendimento.
Como você quer aparecer para os pacientes? Escolha uma identidade e siga isso sempre!
4. Use o marketing de conteúdo
Dentre as estratégias de marketing digital que mais trazem resultados, está o marketing de conteúdo, que é uma forma de ajudar seus pacientes antes mesmo deles chegarem ao consultório.
Uma forma eficaz de um dentista fazer marketing de conteúdo é postando sobre maneiras práticas de cuidar dos dentes no dia a dia.
Técnicas de escovação, enxágue, falar sobre os melhores produtos para higiene bucal, são alguns assuntos que podem ser abordados, afim de se posicionar como profissional para o público.
Leia também: Como criar conteúdo que atrai pacientes em 5 passos práticos
5. Alcance o público certo para seu negócio
Dentro do processo de criação de conteúdo é preciso que ele seja otimizado afim de ser encontrado pelas pessoas que estão mesmo interessadas em contratar seus serviços.
Para isso é importante prestar atenção em alguns pontos:
- SEO: SEMPRE crie conteúdo focando nas principais palavras chave que fazem parte da sua especialidade, pois assim será encontrado de forma orgânica, quando alguém fizer uma busca.
- Redes Sociais: Não deixe de ter um perfil nas principais redes sociais, pois as pessoas sempre fazem busca nos locais onde costumam visitar mais;
- Campanhas de mídia: Fazer anúncios voltados para o público que está na região próxima ao seu consultório é importante para ser encontrado por essas pessoas.
Apostar nesses elementos do marketing para dentistas é o jeito mais prático de criar uma presença digital forte que atrairá novos pacientes e ajudará fidelizar quem já trata com você.
Lembre-se que estar presente na internet não é mais uma opção, é a única forma de atrair novas pessoas para seu negócio, o que fará com que ele continue funcionando!
Se você está em busca de estratégias de marketing eficientes, eu posso te ajudar. Basta clicar neste link e falar diretamente comigo.