Entender sobre marketing odontológico é o primeiro passo que todo dentista precisa dar para poder divulgar corretamente seus serviços na internet.
Seja você um profissional que atende em um consultório, ou um dono de clínica com outros profissionais, é primordial ter uma presença digital ativa, pois hoje a internet é o centro de tudo.
As pessoas procuram no Google por serviços, produtos, e também por referências de profissionais de saúde quando precisam ir a um especialista.
Assim, o seu consultório/clínica precisa aparecer nos resultados das pesquisas se você quiser atrair mais pacientes, e ter um retorno financeiro mais satisfatório.
Os profissionais de saúde precisam dedicar um tempo para entender sobre as práticas de marketing, pois sem estar na internet os negócios tenderão a cair, e consequentemente, desaparecer.
7 erros comuns que precisam ser evitados quando fizer o marketing odontológico

Veja abaixo, uma lista com 7 erros que não podem ser cometidos na divulgação dos serviços odontológicos na internet.
1. Atrair público errado
É importante que as campanhas de marketing do consultório/clínica estejam direcionadas para um público que realmente tenha interesse e necessidade de contratar os serviços.
Divulgar para qualquer pessoa, que pode não estar interessada, fará apenas aumentar os gastos com campanhas publicitárias que não trarão o retorno desejado.
O público existe, mas precisa ser atingido da forma correta.
2. Uso da comunicação em massa
Diretamente relacionado com o erro 1, aqui é o que chamamos de “jogar panfletos nos carros”, como fazem os grandes lançamentos imobiliários.
Simplesmente colocar seu nome e telefone na internet de forma aleatória, não trará pacientes que realmente precisam dos seus serviços.
Como resolver esse problema?
Criando o protótipo virtual da sua persona, também chamado de avatar, que é uma representação fictícia do paciente ideal para consumir os serviços que está oferecendo.
Identifique quem são as pessoas que podem estar interessadas na sua oferta, e divulgue apenas para elas.
Leia também: Público alvo e personas: O que é e como aplicá-los na área da saúde
3. Divulgar da mesma forma que a concorrência
Seja no marketing odontológico, ou em qualquer tipo de divulgação, fazer a mesma coisa que a concorrência está fazendo levará a lugar nenhum.
É importante encontrar um diferencial dentro dos serviços oferecidos, e usar isso largamente nas campanhas de propaganda odontológica.
Prestando atenção no paciente ideal que foi criado no item 2, qual seria uma forma diferente e chamativa de atrair essas pessoas para os seus serviços?
Fazer uma divulgação diferente fará com que você se destaque da multidão, e seja visto como um profissional que os pacientes desejem conhecer e adotar.
4. Não fazer planejamento estratégico
Todo trabalho de divulgação na internet precisa ser realizado a partir de um planejamento estratégico, que apontará quais são as ações que devem ser feitas, e quais resultados devem ser atingidos.
Assim, cada postagem no blog da clínica/consultório e cada post feito nas redes sociais terá um motivo para estar ali, que poderá ser atrair novos pacientes, educar e informar, e outros propósitos que levem ao crescimento do negócio.
Ter um planejamento de mídias sociais é fundamental para não desperdiçar recursos, como também para decidir quais são as melhores ações de acordo com os resultados desejados.
5. Mau uso das ferramentas de divulgação
Hoje em dia é possível anunciar em praticamente todas as plataformas e redes sociais que existem, porém todas elas possuem regras que não podem ser violadas.
Criar um anúncio de qualquer jeito, sem prestar atenção nessas regras, poderá ocasionar no bloqueio e até banimento de uma conta nas redes sociais, e/ou no Google.
A publicidade odontológica é uma realidade na internet atualmente, mas para que ela resulte em uma boa imagem é necessário que seja feita obedecendo às regras das plataformas.
Imagine perder um perfil no Instagram com dezenas de seguidores, apenas por não prestar atenção nas regras? Teria que começar do zero novamente.
6. Falta de monitoramento dos resultados
Tanto no marketing odontológico, como em qualquer outro tipo de negócio, é imprescindível que os resultados da divulgação sejam analisados e acompanhados de perto.
Cada plataforma e também as redes sociais possuem relatórios detalhados de tudo que aconteceu com cada anúncio e cada postagem que foi feita dentro de uma determinada conta.
Quanto houve de engajamento do público, quantas pessoas alcançadas, e todas as métricas necessárias para saber se aquele tipo de divulgação levará ao resultado desejado, ou não.
Analisar os resultados é importante, para otimizar o que está dando certo e parar de fazer o que está dando errado.
7. Não respeitar o código de ética do CFO
O CFO – Conselho Federal de Odontologia possui regras claras e proibitivas que fazem parte do Código de Ética Odontológico, e se referem ao marketing dos profissionais dentistas.
É preciso não violar essas regras, para não ter problemas até com a licença para praticar a profissão.
Basicamente, não é permitido colocar valores na divulgação, usar depoimentos de pacientes, publicar fotos antes-depois de tratamentos, nem alardear especialidades profissionais que não possui, ou não são confirmadas.
Como você viu, o marketing odontológico pode ser feito de forma abrangente, mas sempre respeitando, e não cometendo, os erros que foram elencados acima!