O marketing médico está em expansão e trata-se de uma área relativamente nova dentro das estratégias de marketing.
Conforme o tempo vai passando e a internet se consolidando como o ambiente onde as pessoas confiam para buscar informações, é importante que todos os profissionais de saúde se posicionem no mundo digital.
O paciente que antes procurava por médicos nas páginas amarelas, ou nos anúncios de jornais e revistas, hoje entra no Google e obtém a resposta que precisa em poucos segundos.
Imagine se, em meio dessas buscas, seu nome, ou o nome da sua clínica, aparecesse em primeiro lugar na primeira página do Google?
Você estaria confortavelmente na frente da concorrência e, com certeza, receberia muito mais pacientes do que tem agora.
O que é marketing médico

Dentro das estratégias digitais, podemos dizer que o marketing para médicos e profissionais de saúde é o conjunto de planejamentos e ações que visam divulgar os serviços de um profissional, e/ou de uma clínica.
Esses planejamentos são desenvolvidos com base nas diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina), para manter uma prática de divulgação boa e justa, tanto para os profissionais quanto para o público em geral.
Uma boa parcela da população entra na internet para fazer buscas a respeito de problemas de saúde, assim é importante que os profissionais se posicionem para passar informações sérias e que não prejudiquem a saúde das pessoas.
Leia também:
Por que o marketing digital é importante para médicos?
Atualmente as pessoas já estão habituadas a usarem a internet tanto para fazer pesquisas, como para adquirir produtos e serviços.
Hoje é possível agendar consultas através de aplicativos, agilizando muito o processo, e fazendo do marketing digital uma ferramenta imprescindível para os profissionais de saúde.
Assim, todo profissional médico precisa ter presença digital, seja para atrair mais pacientes, ou para se posicionar como especialista dentro de sua área de atuação e assim criar segurança e confiabilidade nas pessoas.
Hoje em dia, aplicar estratégias de marketing médico precisa ser uma atividade comum e corriqueira na vida dos profissionais de saúde, se quiserem se sobressair no mercado e aumentar seus ganhos com a profissão
Quais são as melhores estratégias de marketing médico que podem ser utilizadas?
Agora que você entendeu que precisa usar o marketing digital para promover seus serviços médicos, veja abaixo as melhores maneiras para fazer isso:
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é baseado na criação e divulgação de informações que são relevantes para um público específico, no caso as pessoas que possam vir a se tornar seus pacientes.
Esse conteúdo precisa ser elaborado e produzido de forma a passar conhecimento relevante para as pessoas, tirar dúvidas, resolver algum problema através de indicação segura e confiável.
Como uma grande parte das pesquisas que são feitas no Google são para saber alguma coisa sobre saúde, é imperativo que, cada vez mais, os profissionais médicos sejam os responsáveis por essas informações.
Isso ajudará a diminuir as informações falsas, além de impedir que as pessoas façam autodiagnostico que podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Leia também:
2. Redes sociais
Você pode criar um perfil nas principais redes sociais e usar esses locais para atrair novos pacientes, além de fidelizar quem já é seu paciente.
Existe toda uma estrutura prática, além de linha de raciocínio específica voltada para a produção de conteúdo que seja relevante e informativo para as pessoas.
São locais onde uma grande quantidade de usuários está diariamente, e sempre procurando e consumindo informações dos mais diferentes assuntos.
Quando um profissional sério começa a produzir conteúdo nas redes sociais, acaba atraindo muitas pessoas, que podem se tornar suas pacientes em algum momento futuro.
Leia também:
3. Materiais para captação de potenciais pacientes
As estratégias de marketing médico englobam várias maneiras em que o profissional pode se aproximar do público, visando uma melhor interação.
A produção de materiais relevantes como e-books e vídeos, é uma forma de se posicionar no mercado e atrair pessoas que poderão se tornar pacientes no futuro.
Fazer material dando dicas para manter uma saúde melhor, como evitar certos tipos de doenças, como fazer uma alimentação saudável, é uma forma de chamar atenção das pessoas para conhecer o profissional e seus serviços.
4. Inbound marketing para gerar relacionamento
O Inbound marketing é aquele tipo de divulgação feito com o consentimento do público.
Ou seja, é aquela informação que a pessoa permite receber, além de, em muitos casos estar realmente muito interessada no assunto, pois lhe trará algum benefício direto, ou indireto pelo consumo da informação.
Um bom exemplo desse tipo de marketing é a newsletter enviada diretamente no e-mail dos pacientes, permitindo que ele responda, e tenha acesso a uma comunicação mais pessoal com o profissional.
5. Mídia paga para alcançar novos pacientes
Outro recurso muito utilizado para divulgar serviços dos profissionais de saúde é a compra de anúncios tanto nas redes sociais, como no próprio Google.
Essa é uma das estratégias de marketing médico que traz resultados em curto prazo, pois muitas pessoas clicam nesses anúncios quando estão procurando um profissional para contratar os serviços.
O bom desse tipo de mídia é que se pode direcionar campanhas de anúncios tanto para atrair pacientes, como também apenas para fazer divulgação do profissional, ou de sua clínica/consultório.
Com um bom planejamento de anúncios é possível atrair novas pessoas, e manter um fluxo constante de pacientes em potencial, aumentando bastante os ganhos com a profissão.
Leia também:
6. Inscrever o perfil da empresa no Google Meu Negócio
Por último, mas não menos relevante, criar um perfil da empresa/clínica/consultório no Google Meu Negócio é uma forma de aparecer para o público quando ele fizer uma pesquisa específica.
Ou seja, tendo o cadastro dentro dessa modalidade do Google, é possível aparecer no resultado de buscas sem pagar por anúncios, de uma forma orgânica, e apenas para um público que está mesmo interessado.
Ei doc! Espero que esse artigo explicando como funciona o marketing médico ajude você entender melhor esse conceito e criar uma presença digital expressiva e de muito sucesso!