A jornada do paciente precisa ser conhecida por todo profissional de saúde que deseja lotar a agenda e ter uma lucratividade maior em seu consultório/clínica médica.
Antes do advento da internet e, mais recentemente, do marketing digital, profissionais de saúde tinham apenas uma forma de atrair novos pacientes: o boca a boca feito por quem já tinha usado os serviços.
Quando muito, era colocado anúncio nos jornais, ou em alguma revista mais especializada, porém esses públicos eram, o que chamamos hoje, de “frios”, porque não estavam buscando por tratamento médico, naquele momento.
A internet chegou, e os mecanismos de busca, como o Google, começaram a agregar todo tipo de informação que já está online, para que as pessoas pudessem encontrar as coisas que desejavam, tirar dúvidas, achar produtos.
O que é Jornada do paciente no digital?

Como qualquer outro tipo de produto e/ou serviço, os profissionais de saúde também são procurados pela internet, atualmente.
Quando a pessoa tem algum sintoma, ela acaba pesquisando no Google e, a partir das possíveis causas que ela encontra, entende que precisa procurar um profissional de saúde, seja geral, ou especializado.
Esse é o primeiro passo da chamada jornada digital do paciente, que é o conjunto de ações que ele realiza desde decidir procurar um profissional de saúde, até o momento que está apto a avaliar o tratamento que recebeu.
Ou seja, essa jornada é o caminho que as pessoas percorrem do momento que decidem escolher um profissional até depois de ter passado por ele, aí deixando uma avalição positiva, ou negativa, de acordo com sua experiência.
Por que conhecer a jornada do paciente é fundamental para o crescimento do seu negócio?
Partindo desse princípio, percebe como é importante conhecer essa jornada, para poder aparecer para essas pessoas que estão buscando tratamento?
Quanto mais você sabe onde precisa estar para ser encontrado quando alguém faz uma pesquisa, mais tem condições de atrair mais pessoas para seu consultório/clínica.
Veja, alguns pacientes poderão chegar por uma pesquisa básica, e talvez até seja necessário encaminhar para outro especialista, dependendo do caso.
Mas, conforme sua presença digital estiver construída, é provável que grande parte das pessoas que cheguem até você, sejam pacientes em potencial para um tratamento/cuidado mais longo.
Por isso, ter uma presença digital baseada em estratégias de marketing práticas é meio caminho para ter mais pessoas em sua agenda de pacientes.
Veja as 4 etapas da jornada e como o paciente chega até seu consultório?
Entendido que é preciso já estar na internet para aplicar esses passos, veja abaixo 4 etapas principais para trazer mais pessoas para seu consultório/clínica.
O método descrito aqui, chama-se técnica AIDA, e é muito utilizado por profissionais de marketing para todos os tipos de nichos de mercado.
1. Atenção
A primeira coisa que você precisa fazer é chamar a atenção das pessoas para seus serviços.
Dependendo da sua especialidade, a concorrência pode ser bem acirrada, então um primeiro passo seria ver o que os outros estão fazendo para atrair mais pacientes na internet.
E, a partir disso criar uma campanha de presença digital mais forte, mais abrangente, mais inteligente e, principalmente, mais chamativa.
Usar o marketing de conteúdo nessa fase é a melhor base, pois você acabaria atraindo o público através de informações que tirariam o medo das pessoas, por exemplo, sobre determinada doença, ou sintomas.
Criar um e-book tirando as principais dúvidas, pode ser uma ótima primeira impressão, e a partir de consumir um conteúdo gratuito, as pessoas tendem a “seguir” o profissional na internet.
Veja, nesse momento da jornada do paciente, talvez não haja ainda aa necessidade de se consultar, mas quando for necessário, a pessoa se lembrará de quem ajudou ela gratuitamente antes (gatilho da reciprocidade).
2. Interesse
Agora que você chamou atenção do público, está na hora de promover e manter o interesse dessas pessoas na sua prestação de serviços.
É aqui que os profissionais precisam mostrar suas expertises dentro da área que atuam, pois as pessoas acabam escolhendo o profissional que consideram mais competente, ou aquele que passa mais profissionalismo.
Dependendo da área de atuação, uma forma de manter o interesse das pessoas é continuar com o marketing de conteúdo, dessa vez mais específico em alguns pontos de interesse dessas pessoas.
Por exemplo, se você é um dentista, fazer postagens falando sobre prevenção de cáries, mostrando alguns procedimentos mais comuns, é uma forma de manter o público engajado com a sua presença.
Lei também:
- 5 Ideias de conteúdo para dentistas postar no Instagram e se conectar com a audiência
- Redes sociais para médicos: 8 Dicas para criar presença online forte e atraente
- Público alvo e personas: O que é e como aplicá-los na área da saúde
- 6 Formas diferentes e efetivas de atrair pacientes para o consultório
3. Desejo
O terceiro passo dentro da técnica AIDA é incentivar, ou despertar, o desejo do público conhecer seus serviços mais de perto.
Existem várias formas de marketing para fazer isso, mas como é preciso respeitar as regras do CFM, é necessário adaptar essas maneiras para o contexto da sua especialidade.
Uma forma de despertar desejo nos potenciais pacientes, é oferecer uma condição especial para quem está chegando pela primeira vez no seu consultório/clínica (um valor de consulta menor, um retorno gratuito, uma avaliação sem custo, etc).
Veja, essas ações dependem sempre da especialidade, algumas são mais fáceis, outras precisam de estratégias mais elaboradas.
4. Ação
Nessa fase da jornada do paciente, ele já está pronto para realizar uma ação, que pode ser ir fazer uma consulta, ou se cadastrar na sua lista para continuar recebendo informações e mantendo contato.
Veja, seu conteúdo de marketing precisa conter elementos que mostrem para as pessoas o que você deseja que elas façam (Chamada para Ação).
Assim, se você criar um e-book, no final dele precisa deixar suas redes sociais, o telefone do consultório, sempre facilitando o contato posterior.
Perfis das redes sociais precisam conter links que levem direto até sua oferta (botão direto para o whatsapp, link da página do consultório/clínica, etc).
Seja fácil de ser encontrado pelo público, às vezes só a possibilidade de acesso mais fácil, já te colocará na frente da concorrência. Agora que você entendeu a necessidade de conhecer e estimular a jornada do paciente, providencie, ou fortaleça sua presença digital, pois atualmente, TODOS os pacientes passam primeiro pela internet!
Assista ao vídeo que explora a jornada do paciente no ambiente digital.