Como criar conteúdo que atrai pacientes em 5 passos práticos

Aprender a criar conteúdo que atraia mais pacientes, é uma das coisas que todo profissional de saúde precisa saber, se quiser ter mais sucesso financeiro em seu negócio. 

Se você já tem presença digital já entendeu que é preciso se comunicar com as pessoas para criar engajamento e assim aparecer mais para públicos novos (mecanismo das redes sociais). 

E, uma grande dificuldade que todo tipo de profissional tem é justamente na criação de conteúdo, pois às vezes não entendem muito bem como esse tipo de ação poderá trazer mais pacientes para o consultório

O que é o marketing de conteúdo?

Para ser bem direta ao assunto, é preciso dizer que o marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que envolve educar, informar, e ajudar o público chegar do ponto A ao ponto B que ele deseja. 

Veja, esse tipo de estratégia serve para qualquer tipo de negócio, de assunto, nicho de mercado, enfim para qualquer pessoa que precisa atrair novos pacientes/clientes para seus empreendimentos. 

O que diferencia o conteúdo médico de outros tipos é que é necessário obedecer às regras do CFM, e também criar uma linguagem acessível para falar com as pessoas que são leigas (os pacientes potenciais). 

Fora isso, todas as outras regras de marketing se aplicam aos profissionais de saúde, e se forem exploradas corretamente, trarão muitos pacientes novos para seu consultório/clínica.

5 Passos para criar conteúdo relevante para atrair novos pacientes

Como criar conteúdo que atrai pacientes
Imagem: Freepik/ Jcomp

Veja abaixo 5 passos práticos e fáceis de seguir para atrair pacientes com a estratégia de conteúdo:

1. Conheça seu público

O primeiro passo para atrair novos pacientes é conhecer a mente das pessoas que estão procurando pelos seus serviços. 

Isso inclui passear pela jornada do paciente, como ele chega até seu consultório, como ele pesquisa pelos assuntos que tem interesse, o que ele deseja saber dentro da sua especialidade. 

Você pode fazer isso diretamente perguntando para o público que já te segue nas redes sociais, e também criando formulários para os pacientes responderem quando forem ao seu consultório.

2. Entregue o que eles desejam

Agora que você já conhece um pouco mais o público que está desejando atrair, é preciso entregar o que eles querem receber, ou seja, responder suas dúvidas, ajudar a resolver seus problemas dentro da sua área de atuação. 

Acredite, ANTES de ir para uma consulta com um profissional de saúde, as pessoas fazem pesquisas exaustivas sobre seus sintomas e as possíveis causas na internet. 

Algumas delas vão comparar suas informações com as de outros profissionais, então quanto mais você for prático e direto nas explicações, melhor. 

Existe muita informação falsa, ou rasa, na internet, assim os profissionais que explicam mais detalhadamente, que tiram o medo do público, são os mais lembrados na hora da consulta efetiva.

3. Defina objetivos para o conteúdo

Um erro que muitos profissionais cometem na hora de criar conteúdo é não estabelecer objetivos claros para cada postagem que colocam nas redes sociais. 

Existem algumas opções que são:

  • Criar autoridade – Você deseja ser visto como especialista na sua área;
  • Atrair mais pacientes – Você quer que mais pessoas cheguem até seu consultório;
  • Aumentar o alcance – Você quer aparecer para mais pessoas nas redes sociais
  • Posicionar marca – Você quer que as pessoas reconheçam sua marca/nome na internet.

Cada objetivo requer uma forma de linguagem, mas não deixe de colocar uma chamada para ação no final dos seus conteúdos. 

Essa chamada para ação é quando você pede para o público realizar uma determinada tarefa (que pode ser clicar em um link específico), depois de consumir o conteúdo que você postou. 

4. Utilize as palavras chave do seu nicho

Existe uma coisa no marketing que se chama “otimização de conteúdo”, e isso nada mais é que deixar suas postagens mais fáceis de serem achadas pelo Google. 

No Brasil, ele é o principal mecanismo de busca, então é importante que seu conteúdo apareça na primeira página, quando alguém pesquisar por ele.

Os termos que as pessoas usam para pesquisar, são chamados de palavras-chave, e você precisará colocar esses termos dentro das suas postagens, tanto nos títulos, como nas descrições. 

Assim, quando alguém pesquisar por um assunto que você escreveu, existirá uma chance de o Google trazer o seu conteúdo para essa pessoa ler em primeiro lugar.

Leia também: SEO para médicos – Alcance o topo dos resultados de busca orgânica

5. Se sobressaia da concorrência

Antes de criar o seu conteúdo, faça uma pesquisa e veja como os outros profissionais do seu ramo estão se posicionando na internet. 

A ideia não é copiar, mas sim ver como são feitas as postagens e fazer uma abordagem melhor, mais completa, mais informativa, pois assim você se sobressai da concorrência. 

Por exemplo, se já tem um post falando “15 passos para fazer um curativo no joelho ralado”, seu post precisa ter mais passos, pois se tiver menos, ou a mesma quantidade, será mais do mesmo, certo? 

Partindo desse exemplo, veja como poderá criar conteúdo se diferenciando, pois assim aparecerá para mais pessoas e atrairá uma quantidade maior de novos pacientes potenciais!

Leia Também: Saiba como a personalização do conteúdo impacta no crescimento dos seus canais digitais

Picture of Deia Dariva

Deia Dariva

Estrategista de conteúdo e especialista em marketing médico

Compartilhe

Deixe um comentário

Veja mais conteúdo

© 2023 Deia Dariva | todos os direitos reservados